Um surto de hepatite A confirmado no dia 9 de maio pela prefeitura de Mangaratiba, localizada ao sul do Rio de Janeiro, tem preocupado moradores e autoridades locais e foi responsável, inclusive, pela suspensão das aulas por 2 dias para tratamento de reservatórios, caixas d’águas e cisternas.
A confirmação do surto foi feita pela secretaria de saúde através do secretário municipal Sérgio Rabinovici. Último balanço dos casos divulgado no dia 14 de maio mostra que 155 casos foram notificados e 41 casos de Hepatite A foram confirmados pelo Laboratório Central Noel Nutels (Lacen), órgão estadual.
Nesta terça-feira (15),  a secretaria de Promoção Social continua a entrega de água potável para os moradores da região em que a doença foi detectada. Mais de 50 mil litros estão em estoque. Panfletos informativos sobre a aplicação de hipoclorito também estão sendo entregues aos moradores.
No hospital do município, a média de atendimento de pacientes com suspeita de hepatite vem caindo. Segundo a Secretaria de Saúde, até sexta-feira (11), a procura era, em média, de 20 pessoas por dia. Já no fim de semana (12/13), apenas três pessoas se queixaram de sintomas da doença.Apesar disso, as medidas de prevenção e tratamento dos doentes continuam.
Técnicos da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) estão na cidade desde sábado (12) analisando amostras de água e afirmam que fontes alternativas de água é que potencialmente podem ter apresentado o vírus da hepatite A.
 
Notícia enviada por: Ana Maria Neiva de Menezes
Fonte: g1 (Globo)

Skip to content