Pesquisa COVID-19 Niterói

Logotipo da pesquisa COVID-19 Niterói

A pandemia do COVID-19 é um grande problema de saúde pública, com alto potencial de infecção e com impactos sociais, econômicos e nos serviços de saúde. O cenário pode ser devastador principalmente quando os serviços de saúde não são suficientes.

Para controlar a epidemia, ainda sem vacina e tratamento estabelecidos, é necessária a adoção de medidas sanitárias, isolamento social, e identificação das pessoas classificadas como potenciais transmissores do vírus, as quais podem ser pessoas diagnosticadas com a doença, ou ainda as assintomáticas.

É então fundamental que o monitoramento e controle sejam baseados nas evidências científicas. O ideal é que se estime o número de pessoas infectadas, óbitos, e que se façam projeções com um monitoramento diário das infecções e demais eventos de interesse. Por isso é crucial identificar indivíduos infectados assintomáticos, utilizando teste de rastreamento e diagnósticos dos contatos dos casos confirmados, propondo seu isolamento, para assim interromper a cadeia de transmissão do COVID-19.

Ainda temos muitas lacunas a serem elucidadas. Assim, a pesquisa “Protocolo de investigação para os primeiros casos e contatos de coronavírus (COVID-19) em março e abril de 2020, Niterói – RJ”, aprovada pela CONEP (CAAE: 30702820.0.0000.5243) visa compreender as características clínicas, de transmissibilidade e epidemiológicas dos primeiros casos da pandemia de COVID-19, a fim de subsidiar ações e intervenções de prevenção e controle da epidemia no município de Niterói. Adicionalmente, estimar a proporção de pessoas infectadas e assintomáticas, fazer projeções tanto do número total de pessoas infectadas pelo novo Coronavírus, como de óbitos no município.

Trata-se de um estudo a ser realizado entre os moradores de Niterói em parceria com a prefeitura de Niterói.

POPULAÇÃO DE ESTUDO

Casos confirmados do COVID19 moradores de Niterói nos meses de março e abril de 2020 e pessoas que estiveram em contato com estes casos.

Os casos confirmados de COVID19 e seus contatos responderão a um questionário por telefone, com duração média de 15 minutos. Além disso, todos realizarão o teste rápido para detecção do COVID-19 em seu domicílio por uma equipe da prefeitura. Se for necessário, também fará o RT-PCR.

RESULTADOS ESPERADOS

Os resultados esperados são:

a) Estimativa da proporção de casos assintomáticos da COVID-19, em relação ao número de casos totais (reportados + não reportados) no município de Niterói;

b) Estimativas das distribuições dos casos totais por gênero, faixa etária e nível socioeconômico;

c) Estimativas das curvas epidemiológicas ajustadas para casos confirmados, número de casos não reportados, e número total de pessoas infectadas e

d) Estimativas oportunas da gravidade e transmissibilidade. Estas informações são de grande interesse público e acadêmico.

e) Estimativas da gravidade e transmissibilidade.

Estas informações são de grande interesse público e acadêmico.

Contato: inqueritouffniteroi@gmail.com

Resultados preliminares

https://covid19.getuff.com.br/inquerito/relatorio-inqu%C3%A9rito-1?authuser=2

Skip to content